Sindrome de Dowm - por Labellaluna®
Este assunto está em evidência graças a novela global Páginas da Vida, mas na verdade deveria estar em evidência sempre...
SÍNDROME DE DOWN (Trissomia do Cromossomo 21)
O que é?
A síndrome de Down é a forma mais freqüente de retardo mental causada por uma aberração cromossômica microscopicamente demonstrável. É caracterizada por história natural e aspectos fenotípicos bem definidos. É causada pela ocorrência de três (trissomia) cromossomos 21, na sua totalidade ou de uma porção fundamental dele.
Embora as pessoas com síndrome de Down tenham características físicas específicas, geralmente elas têm mais semelhanças do que diferenças com a população em geral. As características físicas são importantes para o médico fazer o diagnóstico clínico; porém, a sua presença não tem nenhum outro significado. Nem sempre a criança com síndrome de Down apresenta todas as características; algumas podem ter somente umas poucas, enquanto outras podem mostrar a maioria dos sinais da síndrome.
Algumas das características físicas das crianças com síndrome de Down são:
achatamento da parte de trás da cabeça,
inclinação das fendas palpebrais,
pequenas dobras de pele no canto interno dos olhos,
língua proeminente,
ponte nasal achatada,
orelhas ligeiramente menores,
boca pequena,
tônus muscular diminuído,
ligamentos soltos,
mãos e pés pequenos,
pele na nuca em excesso.
Cuidados especiais:
As crianças com síndrome de Down necessitam do mesmo tipo de cuidado clínico que qualquer outra criança. Contudo, há situações que exigem alguma atenção especial.
Oitenta a noventa por cento das crianças com síndrome de Down têm deficiências de audição. Avaliações audiológicas precoces e exames de seguimento são indicados.
Trinta a quarenta por cento destas crianças têm alguma doença congênita do coração. Muitas destas crianças terão que se submeter a uma cirurgia cardíaca e, freqüentemente precisarão dos cuidados de um cardiologista pediátrico por longo prazo.
Anormalidades intestinais também acontecem com uma freqüência maior em crianças com síndrome de Down. Por exemplo, estenose ou atresia do duodeno, imperfuração anal e doença de Hirschsprung. Estas crianças também podem necessitar de correção cirúrgica imediata destes problemas.
Crianças com síndrome de Down freqüentemente têm mais problemas oculares que outras crianças. Por exemplo, três por cento destas crianças têm catarata. Elas precisam ser tratadas cirurgicamente. Problemas oculares como estrabismo, miopia, e outras condições são freqüentemente observadas em crianças com síndrome de Down.
Outra preocupação relaciona-se aos aspectos nutricionais. Algumas crianças, especialmente as com doença cardíaca severa, têm dificuldade constante em ganhar peso. Por outro lado, obesidade é freqüentemente vista durante a adolescência. Estas condições podem ser prevenidas pelo aconselhamento nutricional apropriado e orientação dietética preventiva.
Deficiências de hormônios tireoideanos são mais comuns em crianças com síndrome de Down do que em crianças normais. Entre 15 e 20 por cento das crianças com a síndrome têm hipotireoidismo. É importante identificar as crianças com síndrome de Down que têm problemas de tireóide, uma vez que o hipotireoidismo pode comprometer o funcionamento normal do sistema nervoso central.
Problemas ortopédicos também são vistos com uma freqüência mais alta em crianças com síndrome de Down. Entre eles incluem-se a subluxação da rótula (deslocamento incompleto ou parcial), luxação de quadril e instabilidade de atlanto-axial. Esta última condição acontece quando os dois primeiros ossos do pescoço não são bem alinhados devido à presença de frouxidão dos ligamentos. Aproximadamente 15% das pessoas com síndrome de Down têm instabilidade atlanto-axial. Porém, a maioria destes indivíduos não tem nenhum sintoma, e só 1 a 2 por cento de indivííduos com esta síndrome têm um problema de pescoço sério o suficiente para requerer intervenção cirúrgica.
Outros aspectos médicos importantes na síndrome de Down incluem problemas imunológicos, leucemia, doença de Alzheimer, convulsões, apnéia do sono e problemas de pele. Todos estes podem requerer a atenção de especialistas.
É importante frisar que um ambiente amoroso e estimulante, intervenção precoce e esforços integrados de educação irão sempre influenciar positivamente o desenvolvimento desta criança.
A criança com Sindrome de Down precisa parar de ser descriminada.
Para maiores informações e apoio vá ao Espaço XXI.
Beijo grande a todos...
Na Bolsa da: REGIANE MOREIRA
em
sábado, 19 de agosto de 2006
ás 8/19/2006 01:08:00 AM
*®*
*
*
Sabemos que ainda existe muito preconceito com relação a esta deficiência. A novela coloca muito bem, mas vejocomo tendenciosa. É claro que o merchandising é positivo!
Xeretado por: Lena Casas novas | 23 de agosto de 2006 às 09:46
Nós temos tendência a descriminar aquilo que não conhecemos, e a sindrome de dowm não é um assunto muito discutido. Acho ótimo a novela estar abordando este tema, pois assim leva outros meios de comunicação a fazerrem a mesma abordagem.
Xeretado por: Aline | 23 de agosto de 2006 às 14:26
Desculpe invadir seu espaço,mas é que eu gostei do seu blog e queria indicar o meu pra você tb.
Aumente o som e visite a sala onde estão guardados os PAPIROS DE ALEXANDRIA:
Música, literatura e muito pensamento!
http://papiros.zip.net
Obs. Se quiser, podemos colocar em nossos blogs o site de cada um. Abraços
Xeretado por: PAPIROS DE ALEXANDRIA | 24 de agosto de 2006 às 11:15
Interessante que ainda hj eu falava sobre esse assunto em casa ,
no qto sao inteligentes e amaveis, ai, eu me emociono sempre que penso nesse assunto !
Enfim, Parabens pelo destaque na Gazeta, realmente seu blog o mereceu, e se me permitir , gostaria de lhe adicionar a minha lista, para assim vir sempre aqui.
Que vc tenha um final de semana abençoado ...
Xeretado por: VaL | 24 de agosto de 2006 às 18:08
Amei o post...realmente as pessoas precisam se informar mais...antes de dizer algo do q não sabem...tb to passando p havisar q mudei de endereço ta...o espaço do outro acabou...bjs bom fds!
http://encontreiaverdadeirafelicidade.zip.net/
Xeretado por: Elaine | 25 de agosto de 2006 às 11:55
gostei do blog! bj
Xeretado por: Wma Toraya | 30 de agosto de 2006 às 12:54