Idade do Lobo - Por Labellaluna®
"...aos trinta e nove anos e meio ele foi para Passárgada. Mesmo não sendo amigo do rei e apesar de não ter qualquer ilusão de encontrar por lá a mulher dos seus sonhos, voltou revigorado, com sonhos de criança e a serenidade dos bons avós..."
Um poeta na fase pós-lupina
Até os 35, 40 anos de idade, o homem se acha imortal. A partir dos 50 anos, ele começa a se olhar no espelho e notar os sinais da idade. Seu corpo não tem mais o vigor da juventude, os cabelos começam a cair e ficam brancos. O homem percebe que o tempo está passando mais rapidamente. Nessa hora, alguns tentam recuperar a mocidade, usando roupas jovens, fazendo muita ginástica, fugindo de pessoas de sua idade.Na realidade, aos 45 ou 50 anos o homem começa a entrar na andropausa, o chamado climatério masculino, fase em que seu corpo passa por algumas alterações: diminui a produção de hormônio masculino, a testosterona, assim como diminui a atividade dos testículos, provocando então uma discreta diminuição no volume de esperma e ocasionalmente na rigidez da ereção.
Isso não quer dizer que ele perdeu a potência ou a capacidade reprodutiva. Mesmo assim alguns começam a se achar acabados para a vida, perdem a motivação para o trabalho, a confiança em si e ficam tristes e inseguros.
Esse início do processo de envelhecimento começa então a se refletir na sua vida afetiva e sexual. Com medo de ficar impotente e com a natural diminuição do desejo, o homem imaturo tem procurado saídas pouco satisfatórias, só para provar que tem as mesmas condições de um jovem de 30 anos: tenta se relacionar com mulheres muito mais jovens e começa a buscar elogios como o ar que respira.
É necessário muita cautela para que esses homens não percam a noção do ridículo e usem uma boa dose de senso comum, que podemos chamar de sabedoria, por exemplo, não entrar em projetos financeiros arriscados e nem aceitar desafios esportivos, que estão muito além da sua capacidade física.
É sempre bom lembrar que a partir dos 50/60 anos, os homens tendem a ter menos ansiedade. E se o fantasma da disfunção erétil o amedronta, não se assuste. Acredite que alguns sintomas de tristeza e mesmo depressão que caracterizam uma crise, decorrem do forte apego à vida, que faz com que o indivíduo nunca se entregue.
Evite acreditar que "já está velho". Não decrete voluntariamente o fim da sua vida sexual, alegando cansaço. A saúde, o bem estar físico e psicológico dependem da moderação no uso do álcool, melhor qualidade de vida, e cigarro nem pensar.
Fonte: Alvorecer - Dr. Moacir Costa - Médico psicoterapeuta
Marcadores: Labellaluna®
Na Bolsa da: REGIANE MOREIRA
em
sexta-feira, 19 de janeiro de 2007
ás 1/19/2007 11:58:00 PM
*®*
*
*
Oi! Passando por aqui para atualizar a leitura do blog. Gostei muito do post atual, muito esclarecedor. Um abraço e boa semana!
P.S - A propósito, adorei a música de fundo!
Xeretado por: Clecia | 22 de janeiro de 2007 às 20:35
Achei ótima a matéria, acho que em casa não terei problemas, pois às vésperas de completar 40 anos o meu marido me presenteou com nosso 2º e último filho, rs...
Ele é super ciente da sua capacidade, e acredito que dificilmente sofrerá com síndrome do garotão, ao contrário, acha que cada dia que passa fica melhor...e quer saber? Eu concordo!
Beijos
Xeretado por: Sheila | 24 de janeiro de 2007 às 08:59
E quando acontece com os novos... a falta de desejo....
Xeretado por: Anonymous | 25 de janeiro de 2007 às 15:57